Vejam só: esta foto data do ano passado, logo quando adquiri meu primeiro netbook, da Acer. Foram tempos difíceis, pois o safadinho só dava problema direto (vide tela azul nefasta flagrada na foto)...e as prestações do moço funcionavam bem direitinho ao fim de cada mês. Dores de cabeça à parte, usei esta foto para ilustrar meu questionamento quanto ao uso quase imperativo da internet nos dias atuais.
Contras:
O mal uso e o uso abusivo do computador podem resultar em lesões corporais (músculos, tendões, articulações) além de olhos cansados e dores de cabeça ou até mesmo enxaquecas (que é o meu caso). Portanto, é recomendável a prática de alongamento a cada uma hora trabalhada no computador, bem como a adoção de postura adequada ao sentar-se em frente à tela.
A quantidade de conteúdo abusivo ou impróprio, não digo nem só para menores pq acho q alguns lixos eletrônicos são maléficos pra qualquer um, é imensurável e continua crescendo em proporções assustadoras. Sim, existe a ferramenta Controle dos Pais mas é bem provável que seu filho adolescente, nascido na era da comunicação, saiba mais sobre esses acessos do que você, e, nesse caso, os hormônios e a curiosidade falarão mais alto do que: "não mexer naquele comando bobo que a mamãe habilitou e pensa que eu não sei desabilitar e reabilitar sem que ela perceba..."
A falta de socialização propriamente dita. Estou falando de ir à casa do vizinho, de brincar na rua com os colegas: amarelinha, queimado, pega-bandeira, pegador, esconde-esconde... agora eu pergunto: quem, em sã consciência vai deixar seus filhos expostos nas ruas de hj? Com os perigos que assombram nossa sociedade? Eles ainda brincam, sim. Mas bem menos do que antes e devidamente acompanhados. E nós, adultos, tb. Apostamos na comodidade e, por vezes, deixamos de aproveitar oportunidades inusitadas que se escondem ali na esquina.
INfelizmente os malandros estão em todos os lugares, inclusive na net. Se bobear é vírus, cartão clonado, conta fantasma, perfil hackeado....melhor se cuidar!!
PRÓS:
Com a internet fica mais fácil não sair de casa. Eu posso comprar tudo pela internet. T.U.D.O.! Móveis, eletrodomésticosm itens de brechó... E muitas das vezes é bem mais barato do que ir a uma loja na cidade, sem contar que economiza gasolina, tempo e evita transtornos prováveis (ao menos para pessoas tortas feito eu) como luz, calor, gente pisando no meu pé, atendentes de loja dizendo: "não, senhora, nós não vamos ter essa cor, mas nós vamos estar tendo essas outras cores aqui, estão super na moda..." -- ai, ai...
Além de comprar, posso vender tb! A net virou uma oportunidade de gerar renda, pra quem sabe administrar.
Se não quer administrar um site de vendas, ou ganhar dinheiro com seu blog, mas gostaria de mostrar o vídeo da sua banda pra galera, a internet é a solução!! As bandas de hj não sabem o que é ralar, não como antigamente. Hj é muito mais fácil!! Vc grava ou filma sua música/vídeo com sua Sony, converte para o tipo que vc quiser, faz modificações com editores que estão cada vez mais fáceis de usar e faz upload no YouTube, tá pronto. É só divulgar o link.
Olha só que contradição: vc não vai à esquina da sua rua, mas conhece alguém de outro país. A internet te dá possibilidades MIL de interação através de sites de relacionamento, blogs...enfim, une pessoas sim, mesmo que de forma indireta e um tanto quanto superficial.
Mesmo que superficialmente, integra, une, diminue distâncias, diferenças... outro dia me deparei com um projeto maravilhoso criado nos moldes do twitter, ou seja, usando as ferramentas disponíveis nesse site. Virei fã da idéia: trata-se de um movimento para levar mensagens de força para pacientes com câncer do Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte. Vc escreve uma frase e acrescenta a hashtag #doepalavras e o site redireciona automaticamente para o site original http://www.doepalavras.com.br/ . Todas as frases enviadas aparecem nas Tvs do hospital. Vc pode participar pelo seu twitter ou pelo site #doepalavras.
Bem, pondo na balança, penso que a internet seja mais útil do que fútil, mais solução do que veneno....claro que em doses saudáveis, respeitando os limites de cada um. Eu, por exemplo, já cheguei no meu por hj!!=)
Lombar dando pontadas, ombros tensos, punhos doloridos, joelho inchado....opa, esse não é por causa do computador...heheheh (desloquei há 2 dias, pintando uma parede)
Alongamento/relaxamento, aqui vou eu...

7 comentários:
ah, e tb a net serve de consolo nos momentos de "joelho quebrado", né? =)
fez bem para os olhos e para o cérebro, achei ótimo!parabéns pela crítica bem humorada e pela originalidade.bjs
A internet é já a algum tempo parte integral do cotidiano de muitas pessoas. As facilidades que ela te possibilita para ampliar os teus horizontes são inconstestáveis. Uma das coisas que mais gosto de fazer quando estou na net é houvir música no pc e não querendo fazer propaganda, tem um site muito massa chamado LAST FM, onde vc encontra tudo sobre música dos mais diferentes estilos e o mais legal é que vc pode adicionar as pessoas de diversos países que estão nesse "universo musical". tenho contados dos mais variados lugares deste globo sem ao menos sair de casa, trocamos msn e o contato virtual se amplia mais ainda, sem falar do fato que vc pode criar a sua rádio e alguem lá do NEPAL poder ouvir e dizer, pô cara que bacana as suas músicas, rsrs.
A intenet une as pessoas, te proporciona acúmulo de conhecimento... mais precisa ser usada com prudência, pois se não vc fica preso a ela, ^^.
bem ... a internet é o grande amigo e inimigo dos humanos ...
Hj os "Homens" ( loucos por tecnologia) querem mais e mais, e um dia a tecnologia vai ser tão perfeita que vai superar a inteligência humana... Como os filmes de ficção cientifica já mostram a rebelião das máquinas ..aashushaush ...
Outro ponto que quero comentar é sobre o que vc disse sobre as crianças que ficam sedentárias em frente ao PC, assim ficaram obesas o qual é o grande futuro delas, a não ser se brincarem como nós na nossa infância de todas as brincadeiras que vc disse, MAS contudo a violência não deixa as crianças brincarem, praticamente não se pode mais fazer nada na rua que acontece algo , assaltos ,raptos, mortes ...
RUA é sinônimo de PERIGO hj em dia !!!
bj..
putz!
Muito bom esse teu últimos post, prós e contras acerca da internet!
Realmente ajuda e muito mas também Pode atrapalhar e muito!
Boa reflexão!
Não sei se lembra de mim... Tô te seguindo!
De puder apareça no meu!
Abraço! =*
me ri muito desse post . . . ri da parte dos prós á net, claro = p e da famosa 'tela azul nefasta' . . . q tbm me apavorou por um bom tempo - -' concordei qdo vc disse isso --> atendentes de loja dizendo: "não, senhora, nós não vamos ter essa cor, mas nós vamos estar tendo essas outras cores aqui, estão super na moda..." -- ai, ai... <-- tbm passei por uma dessas . . . rsrsrs . . . assino embaixo em tudo escrito no post. Net eh bacana pra varias coisas, servi pra facilitar, mas as pessoas tentam dificultar de outrs formas bem chatinha, vide virus que meu PC foi presentiado meses atrás . . . e foi graças a net q eu que eu pude reencontrar a dona de blog show de bola =D e vou roubar uma parte de um comentario ja mecionado . . .fez bem para os olhos e para o cérebro, achei ótimo!parabéns pela crítica bem humorada e pela originalidade [2] belo post, uma critica bem pontual ;D
Postar um comentário